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A caminho da boa forma

Você pode variar os exercícios; só basta colocar um pé na frente do outro. Divirta-se!


Você pode variar os exercícios; só basta colocar um pé na frente do outro. Divirta-se!

Caminhada: Primeiramente, comece a deixar mais o carro na garagem e caminhar até a padaria ou até o supermercado e descer um ponto antes do desejado ao andar de ônibus. Procure manter passadas largas e um ritmo acelerado ao dedicar-se à caminhada, mas não exagere. Você deve se sentir bem ao conversar durante os exercícios. Viu só porque é tão importante ter uma companhia?

Intervalo das caminhadas: Vá alterando os períodos de caminhada; algumas mais rápidas, outras mais lentas. Se notar que seu desempenho está diminuindo, não force; comece a andar vagarosamente até voltar ao ritmo normal.

Passeios e trilhas: Durante os finais de semana, chame um amigo e escolha um lugar agradável, seguro e bem arborizado para fazer uma trilha. Aproveite para entrar em forma divertindo-se e colocando a conversa em dia. Lembre-se de levar sempre uma mochila com alguns itens de primeira necessidade durante estes passeios prolongados.

Escadas: Não estamos acostumados a subir vários degraus ou considerar as escadas como parte do nosso programa de exercícios porque isso é muito cansativo, porém, este hábito ajuda a fortalecer pernas e glúteos. Aproveite as escadas do seu prédio ou do escritório e percorra aproximadamente 40 degraus. Procure subir em passos rápidos até chegar ao último degrau.

Exercícios aeróbicos


Manter-se ativo é uma das melhores formas de preservar a saúde, embora a maioria dos brasileiros não pratique atividade física regularmente. E atividade física não significa necessariamente exercícios. Surpreso? Então o que quer dizer?

Do ponto de vista da saúde, os exercícios aeróbicos são aqueles que mais se aproximam de uma "poção mágica".
Podem ajudá-lo a emagrecer, reduzir o estresse, fortalecer o sistema imunológico e diminuir o risco de algumas doenças. O termo aeróbico refere-se a "vida no ar" e, quando relacionado a exercícios, significa qualquer atividade que aumenta o consumo de oxigênio e a freqüência cardíaca.

Quando pratica exercícios aeróbicos, você trabalha grandes grupos musculares, como as pernas e braços, além de elevar a freqüência cardíaca e respiratória.

Alguns exemplos desses exercícios incluem a caminhada, corrida, ciclismo, natação e aulas de aeróbica.
O organismo necessita de uma determinada quantidade de energia para manter suas funções básicas, como a respiração, circulação sangüínea e funcionamento dos órgãos. Essa energia recebe o nome de metabolismo basal. Quaisquer atividades além dessas funções básicas exigem o consumo adicional de energia, obtida a partir do glicogênio (carboidratos) e gordura armazenados no sangue, fígado e músculos.

A fonte de energia utilizada – glicogênio ou gordura – depende da intensidade e duração da atividade física. Quanto maior a intensidade, maior o consumo de glicogênio. Por outro lado, o consumo dos estoques de gordura aumenta com os exercícios de menor intensidade.

Os exercícios intensos e de curta duração, como uma corrida de 100 metros, dependem dos estoques de glicogênio e são considerados exercícios anaeróbicos. As atividades aeróbicas estão relacionadas ao consumo dos estoques de gordura. Os exercícios aeróbicos de intensidade leve a moderada e longa duração são aqueles que mais queimam a gordura armazenada.

Benefícios:

Os benefícios da atividade aeróbica para o coração são bem conhecidos. Trabalhando o coração, que é um músculo, ele tende a se fortalecer com esses exercícios. Mas todo o seu corpo pode se beneficiar deles.

Os benefícios incluem:

Melhora da função cardíaca - O coração bombeia maior volume de sangue por contração, permitindo a redução da freqüência cardíaca em repouso e durante a atividade física.

Emagrecimento
- Tendo em vista que os exercícios aeróbicos queimam gordura, a quantidade de gordura corporal diminui.

Melhora da saúde mental
- A prática regular de atividades aeróbicas promove a liberação de endorfinas, substâncias naturais que combatem a dor, reduzem o estresse, a depressão e a ansiedade.

Melhora do sistema imunológico
- Muitos estudos demonstram que pessoas que praticam exercícios regularmente são menos suscetíveis a algumas doenças virais, como o resfriado.

Menor incidência de doenças
- O excesso de peso contribui para o desenvolvimento de muitas doenças, como problemas cardíacos, hipertensão arterial, AVC ("derrame"), diabetes e alguns tipos de câncer. Na medida em que você emagrece, o risco para essas doenças diminui. Além disso, existem evidências crescentes de que algumas atividades aeróbicas (como a caminhada) podem reduzir o risco de osteoporose e as suas complicações, e que atividades de baixo impacto (como a natação) podem evitar outros problemas em portadores de artrite.

Maior expectativa de vida
- Resultados do Harvard Alumni Health Study, publicado noNew England Journal of Medicine em 1986, relacionaram pela primeira vez a prática de atividade física e uma maior expectativa de vida.

Maior energia
- Os exercícios podem deixá-lo mais cansado, a curto prazo, mas com o passar do tempo aumentam a energia e reduzem o cansaço.

Fortalecimento muscular
- As atividades aeróbicas estimulam o crescimento de pequenos vasos sangüíneos (capilares) nos músculos, ampliando a oferta de oxigênio para os músculos e ajudando a remover produtos indesejáveis do metabolismo, como o ácido láctico. Dessa forma, é possível melhorar os quadros de dor muscular crônica, fibromialgia e lombalgia.

Fonte: Dra. Elisabete Fernandes Almeida

CRM 44.022

Por: APM

 

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