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5 vezes por dia para uma alimentação adequada

Trata-se de um programa financiado pelo National Cancer Institute, do U.S. Department of Health and Human Services, e pela Produce for Better Health Foundation, que promove a ingestão de 5 ou mais porções de frutas e verduras por dia, como forma de manter a saúde e prevenir doenças.


Trata-se de um programa financiado pelo National Cancer Institute, do U.S. Department of Health and Human Services, e pela Produce for Better Health Foundation, que promove a ingestão de 5 ou mais porções de frutas e verduras por dia, como forma de manter a saúde e prevenir doenças.

Os objetivos do programa são simples:
· Aumentar o conhecimento da população sobre a importância da ingestão de pelo menos 5 porções de frutas e verduras por dia;
· Dar informações sobre como acrescentar esses alimentos no hábito alimentar diário.

Maneiras de aderir ao "5 vezes por dia"!
· Coma uma fruta ou tome um suco no café da manhã;
· Faça um lanche com frutas ou verduras 1 vez por dia;
· Guarde frutas e verduras congeladas, desidratadas ou enlatadas, deixando-as em local visível;
· Para o jantar, prepare verduras ou legumes.

Dicas rápidas e fáceis
· Facilite: deixe as verduras lavadas e as frutas cortadas em vasilhas apropriadas na geladeira. Assim, elas permanecem frescas por mais tempo e prontas para consumo.
· Invente: prepare as verduras com diferentes molhos ou com seus temperos favoritos. Inove na maneira de preparar.
· No lanche e na sobremesa: coloque frutas frescas ou suco de frutas na lancheira das crianças e, na hora da sobremesa, dê preferência às frutas.

O segredo do Programa "5 vezes por dia" está na cor
Desde criança, falam para você comer folhas verdes. E as outras cores? Deve-se estimular a ingestão de frutas e verduras coloridas disponíveis em cada estação.

Assim fica mais fácil:
1 xícara de folhas VERDES
½ xícara de tomates VERMELHOS
½ xícara de pimentões AMARELOS
e 1 copo de suco de LARANJA

Para receitas deliciosas e fáceis de preparar, dê uma olhada nas seguintes opções:
· Laranja: Arroz ao Curry com cenouras e damascos ou sopa de cenoura.
· Vermelho: Massa com molho de tomate feito em casa.
· Verde: Brócolis e feijão verde refogados.
· Amarelo: Sopa de abóbora ou de mandioquinha.

Fonte: Elisabete Fernandes Almeida

CRM 44.022

Por: APM

 

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