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A verdade sobre musculação feminina

Atualmente, mais e mais mulheres estão praticando musculação. Na verdade, treinamento com resistência é a forma de exercício físico que mais cresce nos últimos anos. As mulheres estão incluindo em seu condicionamento físico, quase na mesma freqüência que os homens, sessões de musculação. Muitas mulheres apresentam medos e conceitos equivocados sobre a prática da musculação. Aqui estão os mitos mais comuns: Ficar muito musculosa


Veja os benefícios da musculação, que ajuda também a retardar o envelhecimento da pele e músculos, além de prevenir a osteoporose.


Atualmente, mais e mais mulheres estão praticando musculação. Na verdade, treinamento com resistência é a forma de exercício físico que mais cresce nos últimos anos. As mulheres estão incluindo em seu condicionamento físico, quase na mesma freqüência que os homens, sessões de musculação.
Muitas mulheres apresentam medos e conceitos equivocados sobre a prática da musculação. Aqui estão os mitos mais comuns: Ficar muito musculosa

Talvez a idéia mais errada é a de que as mulheres irão desenvolver músculos enormes através da musculação. Isto não é verdade, pois a mulher em geral não produz quantidades significativas de testosterona para aumentar consideravelmente a massa muscular.

Se você está pensando naquelas halterofilistas, flexionando músculos enormes na televisão, pesquisas apontam que um ou mais dos fatores abaixo podem desempenhar algum papel nestes casos:

? Estas mulheres podem apresentar menor relação estrógeno/testosterona ou níveis de testosterona acima do normal ou uma predisposição genética para o desenvolvimento de músculos. Somente 6-8% da população se encaixa nessa categoria.

Além disso, tenha em mente que essas mulheres não ficam assim por acidente. Elas treinam bastante. Para algumas, é um trabalho de período integral. Três sessões por semana não deixarão você como uma delas. Ficar gorda

Algumas mulheres acreditam que adicionando músculos estarão aumentando alguns centímetros na sua aparência e por isso vão parecer gordas. Músculo e gordura são tipos diferentes de tecido. O músculo, mais denso que a gordura, ocupa muito menos espaço. É firme e bem definido, não é mole e sem forma, como a gordura. À medida que tecido mais magro se desenvolve, o potencial para queimar gordura aumenta, o que leva a perda da mesma.

Aumentar o tecido magro aumenta a capacidade do corpo de queimar calorias durante o repouso - o que não pode ser dito do exercício cardiovascular. Enfim, a musculação modifica e melhora a forma de seu corpo.

Diminuição da flexibilidade

Algumas acreditam que a musculação reduz a flexibilidade. Na realidade, pesquisas mostram que quando feito adequadamente, o levantamento de pesos pode melhorar a flexibilidade. Diferenças entre o músculo feminino e masculino

Não há diferenças grandes entre a musculatura feminina e masculina. As mulheres podem fazer musculação da mesma forma que os homens. Elas simplesmente precisam optar por níveis de resistência apropriados e tentar não levantar a mesma quantidade de peso que seus colegas homens.

Os homens são mais fortes que as mulheres


Em termos de força absoluta, homens são mais fortes que mulheres, pois apresentam mais músculos e mais testosterona. Entretanto, em termos de força relativa (que leva em consideração o tamanho do corpo), o sexo feminino é tão ou mais forte que o sexo masculino. Estudos de força relativa demonstraram que as mulheres estão logo atrás dos homens na força da parte superior do corpo, mas estão à frente dos homens na força da parte inferior do corpo.

Power
training: uma técnica de musculação para quem tem pouco tempo e quer muito resultado

Atualmente, o power training é uma técnica de musculação muito utilizada nas academias, que se baseia no princípio do máximo esforço no menor tempo possível. Com ela, você pode definir pernas, braços e abdome, em sessões que podem durar apenas 15 minutos. A técnica era muito utilizada por malhadores experientes, que queriam ganhar massa muscular. Agora também é apreciada por pessoas motivadas a melhorar sua qualidade de vida, através do condicionamento físico regular. O power training pode trazer resultados rápidos, sem riscos de danos ao corpo.

É ideal para as mulheres profissionais, quase sem tempo para se dedicar ao condicionamento físico. O máximo esforço significa trabalhar com carga máxima, com poucas repetições. É uma técnica de musculação que deve ser orientada por profissional habilitado.

Além dos benefícios estéticos, a prática do power training também ajuda a prevenir a osteoporose e lombalgias, como também retifica a postura. Como aumenta a velocidade do metabolismo, facilita a perda de peso.
Um dos pontos mais positivos da técnica, para a terceira idade, é a recuperação da potência muscular. Com o passar dos anos, perdemos massa muscular. A musculação, segundo os princípios do power training, é um dos exercícios que mais beneficiam essa condição. É claro que a pessoa na terceira idade, não vai fazer musculação como um jovem de 20 anos. Cada um tem seu limite particular de peso. O mesmo acontece com as mulheres.

Cuidados
necessários

Praticar musculação só traz benefícios à saúde, mas deve-se prestar atenção a alguns detalhes:

Musculação é recomendável para pessoas com mais de 16 anos;
Exercícios devem ser acompanhados sempre por um profissional;
Fazer avaliação postural e medica;
Não sobrecarregar a quantidade de peso;
Fazer outras atividades aeróbicas;
Alongar-se antes e depois dos exercícios.

Fonte: Dra. Elisabete Fernandes Almeida

CRM 44.022

Por: APM

 

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