Rua Pedro Jaccobucci, 400 . São Bernardo do Campo - SP (011) 4330-6166 (011) 96301-1337 administracao@apmsbc.org.br

Em São Bernardo, Hospital de Clínicas é o 1º equipamento municipal do Brasil com Certificação Internacional Qmentum

Prefeito Orlando Morando recebeu o reconhecimento por excelência nos serviços prestados aos pacientes; mérito salienta recuperação do espaço pela atual administração

Quinta, 11 de julho de 2019


O esforço da atual Administração de São Bernardo em proporcionar Saúde Pública de qualidade foi mais uma vez reconhecido. Em cerimônia realizada, nesta quarta-feira (10/07), o prefeito Orlando Morando, recebeu do diretor técnico do IQG (Instituto Qualisa de Gestão), Bruno Farras, a certificação Qmentum Internacional Diamante para o Hospital de Clínicas (HC), o que tornou o espaço como 1º equipamento municipal do Brasil a conquistar uma das mais conceituadas acreditações em saúde em nível internacional pela excelência nos serviços prestados aos pacientes.

O ato foi realizado na sede do Hospital – Estrada dos Alvarengas, nº 1.001 – e teve a presença do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, da diretora do Complexo Hospitalar, Dra. Agnes Faria Ferrari, e do diretor técnico do HC, Dr. Roberto Ramos Filho.

Aplicado em mais de 30 países, o Qmentum International é um modelo de avaliação de serviços de Saúde que assegura às organizações atenderem aos requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais, desde a identificação dos pacientes, administração de medicamentos, higienização, protocolos, entre outros.

Para o chefe do Executivo, o título é motivo de orgulho para a população e muito esforço conjunto. “Reconheço que sou exigente quando o assunto é Saúde. Este ano o investimento no setor será de R$ 1 bilhão, que só foi possível depois de recuperarmos o equilíbrio financeiro da nossa cidade. Nossa meta é implantar em todos os equipamentos, o padrão atingido pelo HC”, reforçou Morando.

Dr. Geraldo Reple, secretário de Saúde, ressaltou que são poucas as pessoas que utilizam Saúde Pública e elogiam o serviço, mas no Hospital as Clínicas o sentimento é outro. “Aqui, acompanhante e paciente saem satisfeitos. Com esta conquista, a responsabilidade em continuar prestando um atendimento de qualidade também aumenta, mas tenho certeza que competência não há de faltar, na mesma medida”.

A celebração do conceito foi compartilhada entre todos os funcionários do equipamento, como explicou o diretor, Dr. Roberto Ramos Filho: “Este reconhecimento é resultado de muita disciplina de toda equipe para atender os padrões de alto desempenho em qualidade e segurança. Nosso objetivo é seguir aprimorando de forma contínua nossos procedimentos”

RESGATE E EXCELÊNCIA - Inaugurado em dezembro de 2013, o Hospital de Clínicas Municipal conta com 257 leitos. Até o ano de 2016, o local operava apenas com 40% de sua capacidade. Hoje, 100% do hospital está em pleno funcionamento, com 1.000 profissionais trabalhando diariamente.

O HC realiza procedimentos em cardiologia, neurologias de urgência, cirurgias de politrauma, cirurgias ortopédicas e outras especialidades clínicas. Com 36 mil metros quadrados de área construída, 11 pavimentos e equipamentos de alta tecnologia o HC é reconhecido como um dos hospitais públicos mais modernos do País.

Recentemente, uma parceria também foi criada, com o Governo do Estado, onde o hospital se tornou referência no tratamento cardíaco infantil. Pacientes de zero a 18 anos, residentes de todo o Estado, são encaminhados ao HC para realizar o tratamento, cirúrgico e ambulatorial.

Por: Prefeitura de São Bernardo do Campo

 

Voltar