Rua Pedro Jaccobucci, 400 . São Bernado do Campo - SP (011) 4330-6166 administracao@apmsbc.org.br

Museu de História da Medicina ganha livro sobre seu acervo

​Na última terça-feira (11), a Associação Paulista de Medicina sediou o lançamento do livro sobre o acervo de seu Museu de História da Medicina

Quinta, 13 de dezembro de 2018


Na última terça-feira (11), a Associação Paulista de Medicina sediou o lançamento do livro sobre o acervo de seu Museu de História da Medicina. Com 176 páginas e 360 ilustrações, a obra foi concluída após criteriosa catalogação do acervo. Diversos diretores da entidade, membros da Academia de Medicina de São Paulo e convidados ilustres prestigiaram o evento, como Douglas Michalany, único irmão vivo do fundador do espaço cultural.

Guido Arturo Palomba, curador do Museu e diretor Cultural adjunto da APM, conta que, no início de 2000, o Professor Jorge Michalany revelou que estaria disposto a doar seus livros, memorabília e cimélios médicos, reunidos desde a época de seu pai, o médico Nagib Fares Michalany, para iniciar um Museu de História da Medicina. A APM SBC também tem o seu livro, veja aqui.

“Então, tudo veio para a Associação Paulista de Medicina e o Museu foi inaugurado no Dia do Médico de 2002, sob a batuta do próprio Professor Michalany, que a ele comparecia todos os dias, salvo raríssimas exceções, até falecer aos 96 anos (no dia 9 de julho de 2012). Ele mesmo organizava as fichas, o arquivo, as vitrines e pedia doações. Assim, o Museu de História da Medicina da APM cresceu, tornando-se importante centro cultural do estado de São Paulo e do Brasil”, complementa.

Sobre a evolução do espaço, até chegar ao livro, o presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, ressalta: “Estamos assistindo hoje a evolução fantástica de uma muito boa ideia do Professor Michalany. O Museu já está bem estruturado e nós estamos prontos pra trabalhar, porque no momento em que você estrutura o acervo, começa a contar uma história, da profissão, da evolução tecnológica da Medicina e da qualidade da assistência. E este livro traz a possibilidade de expandir o acesso a esse acervo e às histórias contadas”.

De acordo com ele, é fascinante se deparar com certas peças e ver a transformação da Medicina. “É impossível não olhar para as peças com certa nostalgia e lembrar de momentos que você viveu com elas. Muito do que tem aqui eu tive a oportunidade de experimentar na minha prática médica. É muito gostoso ver o quanto evoluímos.”

Sobre o livroInscrito e aprovado pelo Ministério da Cultura, tendo a Bradesco Seguros como sua patrocinadora, o livro terá mil exemplares publicados, que serão distribuídos gratuitamente a museus, bibliotecas e escolas públicas de São Paulo.

Trata-se de um catálogo com imagens e verbetes descritivos sobre as peças apresentadas no Museu da APM, com o nome do objeto, sua funcionalidade, em que contexto surgiu, data, quem o utilizou e quem fez a doação, tudo dividido em capítulos e por áreas da Medicina.

O acervo da instituição possui fármacos, livros raros, instrumentos cirúrgicos, documentos, fotografias, estações móveis de anestesia, pediatria, oftalmologia, dermatologia, objetos cirúrgicos, microscópios e máquinas fotográficas, além de peças alusivas à revolução de 1932.

Saiba um pouco da história da APM SBC, clique aqui.

Por: APM

 

Voltar